


A peça teatral Missa do Galo foi concebida para poder ser apresentada em diversos lugares: salas de aula, auditórios, anfiteatros, teatros, bibliotecas, centros comunitários e afins. A partir de uma cenografia de fácil montagem e sem a necessidade de iluminação externa específica, os elementos que compõem a cena podem ser organizados em apenas alguns minutos, adequando-se a uma aula de 50 minutos, por exemplo, sem qualquer prejuízo ou desperdício de tempo por parte do professor, da escola, de determinada reunião etc.
A apresentação tem a duração de 20 minutos, podendo o elenco permanecer com os espectadores para uma conversa, na qual tópicos centrais da obra poderão vir a ser explorados.
O espetáculo traz para a cena características gerais e essenciais dos contos de Machado de Assis como o microrrealismo, psicologia, filosofia, digressão, anticlímax , metalinguagem e ambiguidade.
O espetáculo possui um material Pedagógico de auxílio ao professor com atividades sugeridas para serem feitas em sala de aula.
De maneira intimista, Nogueira conta ao público uma conversa inusitada e cheia de sensualidade que teve com Dona Conceição, mulher casada, religiosa e traída por seu marido. Em meio às lacunas proporcionadas pelo diálogo machadiano, o narrador busca compreender juntamente com o espectador o que se passara naquela noite. O espetáculo Missa do Galo lida com o inacabado e com a sugestão, deixando o leitor/espectador tirar a sua conclusão.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() |

FICHA TÉCNICA
Textos: Augusto Pessoa
Direção e Dramaturgia: Samuel Kuhn
Elenco: Cassio Correia e Thuani Stolf
Cenários e Adereços: Samuel Kuhn
Cenotécnico: Marcelo de Mello e Helga Tytlik
Sonoplastia e Iluminação: Letícia de Souza
Figurino: Vinícius da Cunha
Musica: Alex Maciel
Realização: Cia Rustico Teatral e Essaé Cia
Produção: Essaé Produção e Casting
ESSAÉ

CURRÍCULO
• 2015
EM Maria Regina Leal - Joinville
IFSC Joinville
EM Max Colin - Joinville
Projeto Literatura com Sabor – São João do Itaperiú
• 2016
Colégio Santo Antônio
Biblioteca Pública de Joinville
• 2017
Espaço Cultural Casa Iririú - Joinville (Projeto de Manutenção Essaé - Simdec Joinville)