“Qual a importância da Leitura na vida de cada um??


O Autor Pedro Bandeira, em uma entrevista para a revista Ler & cia (Edição 22, de set/out de 2008, p38), respondeu: “De cada um, não sei. Para mim, desde pequeno foi companhia, diversão, lazer. Nunca li para “aprender” ou “estudar”. Só por prazer. Fui feito pelas leituras, sou produto de uma enorme  gama de  autores”.


Essa resposta pode ser o ponto de partida para algumas horas de discussão sobre a presença e a relevância da leitura na vida de todas as pessoas, sejam crianças, jovens, adultos. De fato leitura não se restringe apenas à perspectiva de decodificação de letras, palavras e sentenças. Vai além, trata-se de leitura de mundo. Assim, a leitura assume papel fundamental em nossas vidas ao estar ligada às nossas escolhas e pontos de vista.


Ouve-se muito a respeito do desinteresse pela leitura e do abandono do livro no cotidiano das pessoas. Sabemos o quanto as crianças e adolescentes estão afastados dos gostos de leitura. Sendo assim, perguntamo-nos: como despertar nesse público o interesse pela leitura?

 

Apoiando se no raciocínio de Pedro Bandeira, acreditamos que a resposta possa ser encontrada no prazer da leitura, na diversão, na companhia que os livros proporcionam. A saída que a Cia. Rústico Teatral e a Essaé Cia de Joinville-SC encontraram para a questão do interesse pela leitura foi o Projeto Literatura com Sabor – o gosto pela leitura, que alia o prazer de contar histórias ao prazer de ouvir e assistir a história.

 

Esse projeto tem por objetivos apresentar partes, trechos, cenas de livros, histórias completas disponíveis em editoras, livrarias e bibliotecas  para motivar os alunos a procurarem outros contos do mesmo livro, ou até outros do mesmo autor. Um gostinho do texto através do teatro e da contação de histórias lançando desafios para que as histórias sejam desvendadas pelo público saboreando os livros.

 

O projeto nasceu em 2007 dentro de uma escola joinvilense para as turmas de 4ªa 8ª séries, e desde então já realizou mais de 150 apresentações em diversos projetos , destacando-se a Circulação do Projeto Baú de Histórias do SESC-SC por mais de 20 cidades catarinenses.

 

Atualmente é desenvolvido através de recursos da Lei Rouanet em diversas cidades, sempre levando a arte de contar histórias e oficinas de capacitação para professores.

REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO:
PARCERIA:

ESSAÉ

FONE:

47 - 99956-0170

© Direitos reservado Essaé Produções & Casting

  • Facebook Social Icon
ENDEREÇO:

Rua: Guia Lopes 265  Santo Antonio - Joinville SC  CEP: 89218-060

Patrocício

Mostrar Mais

Este site foi produzido com recursos do Projeto Manutenção Essaé aprovado no Mecenato Municipal - 2016